Vamos conversar

    Fale comigo agora mesmo pelo canal de sua preferência. Aguardo seu contato!

    Clique aqui e marque sua sessão.

    Telefone:
    (45) 9 9916-7793
    (45) 3264-7489

    E-mail: contato@gilbertomattielo.com.br

    O centro do alvo pode não ser seu objetivo!

    5 anos ago ·

    O centro do alvo pode não ser seu objetivo!

    Em um jogo de dardos, acertar o centro do alvo é o que dará a maior pontuação. Correto?

    Será?

    Sempre fui um jogador bem meia boca nos esportes. Não era escolhido por último, mas também ficava longe de estar entre os primeiros. Mas tinha algo que, se alguém tivesse prestado atenção, jamais poderia dizer que era mentira: eu tinha uma boa mira. Aliás, ainda considero ter.

    Inclusive dá para brincar dizendo que até para fazer filho mirei bem, pois acertei duplamente (tenho gêmeas).

    Há aproximadamente um ano, então, surgiu o desejo de comprar um jogo de dardos. Encontrei, depois de muita procura, o kit do jeito que eu queria: dardos de metal e alvo de madeira, marcações oficiais.

    Bora jogar!

    Mas quem disse que eu sabia as regras de pontuação com tantos números e cores representados no alvo? Fui em busca das regras na internet e para meu espanto, descobri que o centro do alvo não é o local de maior pontuação!!! Você sabia?

    Acertar o centro do alvo vale 50 pontos, porém, existem 4 locais em que a pontuação é maior. São eles: Triplo 17 (51 pontos), Triplo 18 (54 pontos), Triplo 19 (57 pontos) e Triplo 20 (60 pontos). O maior número de pontos que um jogador pode fazer numa rodada é, portanto, 180, ao acertar os 3 dardos no Triplo 20.

    Analogamente, em nossa vida, nem sempre o objetivo a que visamos atingir é o mais importante e/ou que trará maiores e melhores resultados para nós.

    Muitas vezes, devido às influências ao nosso redor, nem mesmo fomos nós quem verdadeiramente determinamos o centro do nosso alvo. Certamente, mesmo nesses casos, o centro do alvo não deixa de ter sua importância e igualmente pode ser que faça a diferença em nossa vida caso seja atingido. Contudo, olhando ao redor, ampliando a percepção ou até mesmo explorando o que está oculto na nossa intenção de atingir algo, podemos nos deparar com melhores situações, melhores objetivos, melhores pontos no alvo.

    E como a metodologia do coaching pode auxiliar nessa melhor definição do alvo?

    Trabalhando foco e planejamento! Principalmente no início de um processo de coaching, em que a pessoa ainda não tem muita clareza daquilo que quer. Ou seja, antes de arremessar o dardo no alvo (ação), é primordial conhecer, esquadrinhar o alvo e definir os pontos a serem atingidos (foco e planejamento).

    Cabe ressaltar que não será o coach quem definirá o ponto a ser atingido, e sim, o próprio coachee (cliente), com a ajuda do coach (profissional).

    Iniciar o processo já querendo acertar o centro do alvo, sem nem mesmo procurar saber se existem outras melhores opções, sem focar e planejar, provavelmente fará a pessoa incorrer em erros e frustrações.

    Sendo assim, o coachee, com o apoio e orientação do coach, terá mais clareza daquilo que poderá gerar mais valor a ele, e atingir seu alvo ficará mais simples.

    * Caso queira saber mais sobre o jogo de dardos, segue link com informações bem úteis: https://pt.wikihow.com/Jogar-Dardos

    Tags: , , , , Categories: Coaching

    Gilberto Mattielo

    Gilberto Mattielo

    É psicólogo e coach. Cultivador de relações de confiança. Tem como missão auxiliar as pessoas a conquistarem uma vida mais plena de entendimento e satisfação.

    Abrir bate-papo
    Seja bem-vindo(a)!
    Como posso te auxiliar?