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    Atendimento
    online

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    Ao lidar com as dificuldades da vida ou com projetos futuros, ter um profissional psicólogo com quem contar gera segurança. Seja para agendar um atendimento clínico ou uma sessão de coaching, na privacidade e conforto de sua própria casa ou onde você estiver, com ética e sigilo, você pode ter atendimento profissional por meio de um computador, tablet ou smartphone.

    Quando falamos de coaching, o atendimento online é amplamente aceito e difundido para empregar a metodologia de evolução pessoal visando atingir metas de uma forma eficiente explorando o meio virtual.

    Quanto à Psicologia, a primeira resolução sobre atendimento online no Brasil foi aprovada em 2005 e passou por uma revisão em 2012, autorizando a Orientação Psicológica Online, na qual havia o limite de até 20 sessões por paciente. Porém, desde a publicação da Resolução 011/2018 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o atendimento online deixou de ter um caráter de mera orientação, passando a permitir consultas e/ou atendimentos psicológicos sem limite de sessões.

    Para tal atendimento online, sou habilitado e autorizado pelo Sistema Conselhos de Psicologia via e-Psi, um cadastro nacional de profissionais de Psicologia para prestação de serviços psicológicos por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O Código de Ética do Profissional Psicólogo permanece regendo a conduta do psicólogo, só que desta vez, também online.

    Os benefícios da modalidade

    Entre as muitas vantagens do atendimento online, algumas merecem destaque:

    • Ausência de Fronteiras: receba atendimento profissional em qualquer lugar do mundo;
    • Flexibilidade de Horário: combine um horário que se ajuste a sua rotina;
    • Praticidade: tenha um atendimento sem sair de casa ou da empresa.

    Como funciona o atendimento

    Tanto o atendimento clínico online (adultos acima de 21 anos) na abordagem psicanalítica quanto as sessões de coaching são realizados por meio de chamada de vídeo, via WhatsApp, Skype ou outro aplicativo/programa semelhante, de forma direta (síncrona).

    Os programas a serem utilizados para tais atividades possuem criptografia na transmissão de dados, contudo, antes da primeira sessão você passará por uma capacitação em que receberá informações relativas à privacidade e ao sigilo das informações, como por exemplo: a importância da utilização de antivírus atualizado; a necessidade do atendimento ser realizado em local privado e sem interrupções; e os riscos de privacidade envolvidos quando se trata do trâmite de dados via internet.

    Condições específicas para o atendimento clínico online:

    Além da capacitação citada acima, serão fornecidas a você informações mais detalhadas e precisas sobre o processo de avaliação, orientação e/ou intervenção. Estas informações serão fornecidas por via digital, em forma de contrato, bem como serão realizadas as devidas explicações verbais complementares para ajustes de entendimento entre você e eu.

    O contrato de prestação de serviços, preverá: natureza das trocas (síncronas e assíncronas), armazenamento de informações, tempo de resposta, recursos a serem utilizados, corresponsabilidade pelo sigilo das informações, ambiente adequado para as trocas, honorários, faltas, entre outros. A responsabilidade pela garantia das condições de confidencialidade, sigilo e intimidade das pessoas que se submetem à prestação de meus serviços psicológicos é minha, nos termos do Código de Ética e normativas complementares.

    Para qualquer tipo de serviço psicológico mediado por TDICs há a obrigatoriedade de registro documental/prontuário, com as devidas fundamentações nos termos das Resoluções CFP 01/2009 e CFP 05/2010 ou legislação vigente.

    Caso o atendimento se refira a pessoas e grupos em situação de urgência e emergência e/ou em situação de violação de direitos ou de violência, conforme Art. 6º, 7º e 8º da Resolução CFP Nº 11/2018, deverá ser executado por profissionais e equipes de forma presencial.

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